segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Testei o sistema Bike Vitória




Testei o Bike Vitória e achei que vale uma análise para tal; e pensei que essa seria uma boa oportunidade para reativar este blog.

Este artigo está separado em três parte. Uma explicação sobre o sistema, a análise e dúvidas relativas ao uso.

 O Bike Vitória



 Vocês já devem conhecer o novo sistema Bike Vitória. Trata-se de um sistema de bicicletas compartilhadas em um sistema de rotatividade com pontos fixos (atualmente são 17 estações) espalhados no entorno da orla de Vitória e um na UFES.

 A utilização consiste na retirada da bicicleta de um terminal e na devolução em qualquer terminal no tempo de até 1 hora; aos domingo e feriados, este tempo é de até 1h30min. A cada reutilização, deve-se esperar 15 minutos.
 Se extrapolar este tempo, você paga um valor diário por hora execedente.
 Todo o sistema é operado de modo eletrônico por telecomunicação.
 Para utilizá-lo, primeiramente deve-se fazer um cadastro com seu número de celular no site ou direto pelo aplicativo de smartphone, emparelhando um cartão de crédito, que é o modo de se fazer a cobrança; com o opcional de integrar o cartão de ônibus "Siga Vitória".

 Em relação ao preço, há três planos: diário, mensal e anual.
 Você pode pagar um valor diário* de duas passagens de ônibus convencional (ida e volta), atualmente este valor é R$5,40.
 O valor mensal equivalente a quatro passagens*, R$10,80. Esta opção é bem útil para quem está passando um tempo na cidade.
 O plano anual, por R$67,50, é o mais indicado para os moradores da capital e seu preço equivale a 25 passagens* ou a uma cartela de passe escolar.
 *Valor da passagem a R$2,70, atualizado em 17/10/2016.




Para a retirada da bike, o horário é de 6h às 23h e há três métodos:
 I - Acionar pelo aplicativo do smartphone
 II  - Fazer uma ligação para o número e
 III - Usar o cartão Siga Vitória.

 I - O método do aplicativo é o mais comum entre os usuários, até porque é o mais fácil.
 Nele, você pode ver a localização geográfica das estações e acessar as informações de bicicletas disponíveis e vagas em cada estação; pode monitorar o tempo que você está usando a bicicleta; pode acessar sua conta e obter informações de suporte.

III - A ligação para o sistema é a opção para aqueles que não possuem um celular compatível com o aplicativo. Você liga do seu celular cadastrado para o suporte 4003-0357 e o sistema reconhece o usuário a partir do número de celular. Digite a opção 1 e ouça as instruções, que se referem a dizer o número da estação e qual bicicleta você quer liberar. Ao final, deve confirmar a liberação.

 III - Usar o cartão Siga Vitória: esta opção não é útil para um caso de falha no sinal 3G ou de você ficar sem bateria. Basta aproximar o seu cartão de passagem Siga Vitória no leitor da estação.
 O problema desta opção é que você não vai poder escolher a bicicleta, o sistema libera uma bicicleta aleatória dentre as disponíveis.

A devolução funciona 24h por dia. Basta encaixar a bicicleta em um espaço disponível em qualquer terminal.

Análise

 A ideia de bicicletas compartilhadas é muito boa e tem funcionado bem em várias cidades do Brasil.
 É, em parte, a concretização de um sonho para quem um dia desejou poder fazer uso da bicicleta em parte do trajeto da mobilidade urbana.
 Em Vitória, percebi que o foco tem sido mais o lazer pois as estações estão localizadas na orla, e ainda não é o que nós esperamos do projeto. Mas como é recente, talvez ainda esteja em fase de implantação.

A Operação

 O uso é bem fácil e intuitivo, passada a parte do cadastro, tirar a bicicleta é bem tranquilo. Até mesmo para os que não estão familiarizados com aplicativos, a ligação e o uso do cartão torna descomplicado.

 As Estações

As estações estão bem espaçadas cobrindo toda a orla do entorno de Vitória - tanto a ilha quanto a
parte continetal.
 São dez bicicletas por estação. Isso é pouco no horário de pico. Pode acontecer de você chegar numa estação e não encontrar nenhuma bike disponível. Porém, mais uma vez, para a fase de implantação, é compreensível.
 E como o sistema é rotativo, o tempo de espera pela próxima bike pode não demorar muito. Logo já tem outro ciclista devolvendo uma bicicleta.
 O problema é o centro da cidade: as bikes vão do centro para a direção norte no horário de pico, porém poucas pessoas vão do norte para o centro; então as bikes costumam ir mas não costumam voltar. Até porque ninguém quer enfrentar os congestionamentos.
 É necessário colocar mais estações no centro ou então aumentar a frequência de reposição das bikes.


O Tempo

A pensar a mobilidade urbana, 1 hora pode não ser tempo suficiente dependendo da distância que você quer percorrer. Se o usuário não tiver um mínimo de preparo físico, ele vai ter quer fazer uma parada no caminho para devolver e tornar a retirar a bicicleta. E nisso, ele vai ter que esperar mais 15 minutos.
 Ou ele espera no local, ou ele usa esses 15 minutos para ir andando até a próxima estação.
 É bem notável que isso não estava no projeto porque as estações não são tão perto para a caminhada e algumas estão em locais que não oferecem segurança para o ciclista permanecer 15 minutos.
 Enfim, se você tiver que fazer um trajeto muito extenso, programe-se para não ter que passar por isso. Escolha um ponto de parada movimentado.
 Por exemplo, se seu trajeto levaria 1h20min, você pode optar por parar com 40 minutos num local mais tranquilo em vez de chegar ao extremo do tempo mas parar num local mais ermo.
 Por outro lado, por ser rotativo, estabelecer um tempo é necessário para que o outro também não espere muito.
 Talvez estabelecer um tempo maior se a devolução for


 As Bikes




 Sobre as bikes, fica mais forte a suposição de que o foco é o lazer. O estilo de quadro é semelhante ao modelo Ceci, em que o ciclista fica com a coluna em vertical para possa curtir o visual e ficar numa posição bem tranquila enquanto faz o pedal.
 Para a mobilidade urbana, este modelo é ruim, pois a área do tronco fica toda exposta e cria uma resistência muito grande ao vento, exigindo um esforço maior de quem pedala.
 A bicicleta é confortável para a maioria das pessoas, aro 26, um celim confortável e com o canote de fácil regulagem de altura pois conta com parafuso de pressão. Para quem for mais alto, talvez fique um pouco desconfortável porque o guidão não é regulável.
 Ela tem uma coroa e três catracas: uma pequena, a "marcha leve" para começar o pedal, um vento forte ou subir uma ladeira; uma média para um pedal suave de passeio e uma grande, a "marcha pesada", para imprimir maiores velocidades.
 O passador é no punho, do modelo que você gira para fazer as trocas, e é muito sensível, então de vez em quando você faz uma troca sem querer, mas nada que atrapalhe tanto o desempenho.
 Ela não tem bagageiro traseiro mas tem uma cestinha pequena na parte dianteira, na qual cabe pequenos volumes como uma pasta.
 Paralamas dianteiros e traseiros, sineta de alerta e um espelho retrovisor. Este não funciona bem porque fica suspenso numa mola e não para na regulagem, de modo que não te reflete no ângulo certo.
 Os freios estavam bons e regulados e as manetes são de alumínio.
 A bicicleta tem um bom peso para o uso a que se destina, o quadro é de alumínio e evita a corrosão.

 O Posicionamento das Estações

 Bom, já foi dito que as estações estão em posições para atender pessoas que querem o lazer e para aprimorar o turismo, por isso estão na praia.
 Se você deu a sorte de morar perto de uma estação, ótimo! Você pode usar o sistema para fazer seu deslocamento diário.
 Caso contrário, você poderá utilizá-lo integrado com o sistema de ônibus, seu carro ou carona solidária.
 Também pode ser útil se você precisar fazer curtas viagens pela cidade, do tipo "longe para ir a pé mas perto para ir de ônibus. Por exemplo: você está na beira-mar mas agora precisa ir até a prefeitura.
 Mas é certo que ainda faltam estações no interior da cidade, para que se possa realmente fazer uma teia possível para deslocamentos de mobilidade urbana.


 Sugestões de Usos do Sistema 

 - Mobilidade Urbana.

Se você mora perto das estações e vai para locais que também são perto das estações, pode fazer deslocamentos diários para trabalho, escola, faculdade, bancos, etc. Ou se você não se importar de caminhar um pouco para acessar as estações.

- Exercício físico e lazer

Talvez você gostaria de passear pela orla de Vitória ou fazer um exercício aeróbico de bike com um belo visual mas mora longe de lá ou não se sente seguro para ir pedalando com a sua bike pelo trânsito hostil da nossa capital.
 Então você pode ir até a orla e sacar sua bike numa estação.
 Ou então você esteja na praia no k1 e um amigo te ligue dizendo que está no k6. Você pode pegar uma bike num terminal e ir até lá para encontrá-lo.

 - Integração com o transporte coletivo

Quem anda de ônibus sabe o quanto pesa no bolso pagar as passagens absurdamente caras da capital para fazer curtos trajetos em ônibus desconfortáveis e demorados.
 Talvez você vá de ônibus a um ponto mas precise ir a outro lugar também. Para evitar mais espera no ponto e mais gasto, pode pegar a bike para "ir ali".
 Por exemplo, você foi a um órgão público e teve de pagar um documento público no banco. Então para não pegar outro ônibus, você faz um pedal suave até o banco e volta. Por ser uma operação rápida, você pode inclusive passar o cadeado nela enquanto vai ao banco.

 - Integração com o veículo particular


 Quem anda de carro em Vitória sabe como pode ser difícil encontrar um estacionamento. E se você tiver que tirar o carro para ir a algum outro lugar, são mais dois problemas: estacionar lá e de novo na volta.
 Se você estiver próximo a uma estação, pode utilizar uma bike para esse fim.
 O exemplo acima da ida ao banco também vale para este tópico.

 São vários usos que podem aparecer com a experiência de cada um, estes foram somente algumas sugestões.


 Considerações finais

 A avaliação que fiz, a princípio, do sistema foi boa, mesmo considerando as coisas que deixaram a desejar. Cabe a nós também entender que está em fase de implantação e vamos esperar para ver se o sistema vai crescer.
 Para quem trafega pelo trajeto onde estão as estações, já é possível fazer bom uso das bikes.
 A opção de fazer um trecho de ônibus e outro de bike pode ser interessante. No meu caso, eu sinto que ficar dentro dos coletivos me estressa e dá um cansaço mental. Passar um trecho pedalando provoca um alívio nisso. Ao fazer ao menos meia hora de exercício, podemos experimentar a endorfina, um neurotransmissor que dá uma sensação de bem estar, a chamada sensação de leveza na mente.
 Há quem não se sinta mal em passar uma hora em movimento porém sinta estresse se ficar 10 minutos em um congestionamento. Então, a opção de poder escapar do congestionamento pedalando pode ser uma fuga deste estresse cotidiano, mesmo que você vá ainda vá pegar o ônibus lá na frente.
 Poder contar com a bike a qualquer momento também é uma vantagem. Depois da experiência mal sucedida com a bicicleta dobrável, em que se pensou que as pessoas fossem dobras as bikes e andar com elas pela cidade. Não deu certo, ficou inviável subir nos ônibus e entrar nos estabelecimentos com ela.
 Como já foi dito, não se pode cruzar toda a cidade, o trajeto fica bem restrito, mas é possível fazer um bate e volta "logo ali" e prender a bike com o cadeado - dentro de 1 hora, não se esqueça!
 Fica a sugestão de extender o prazo para estações mais distantes. Por exemplo, se o sistema registrar que você pegou na estação 6 e deixou na 17, ele poderia considerar essa distância e dar uma tolerância de mais alguns minutos.

 Deixa sua análise no comentário!

 Tenha um bom pedal !




 Dúvidas Sobre o Sistema

 É comum ter dúvidas quando uma novidade chega. Vamos lá!

 - Se a bike estragar comigo?

 Você deve devolvê-la à estação mais próxima e ligar para 4003-0375 informando o ocorrido. Um técnico será encaminhado para o local.

 - Se não houver vagas na hora de devolver?

 Ao chegar à estação e não encontrar qualquer vaga, você deve ligar para 4003-0375 e informar sobre isso.

 - Se não houver bicicletas na estação?
 
 Isso é algo muito ruim, porque a ideia é justamente não esperar, mas aí você senta e chora espera alguém devolver ou caminha até outra estação.

 - Quais os modos de pagamento?

 Somente cartão de crédito. Se não tiver, você pode fazer um cartão da Nubank sem anuidade nem qualquer taxa.

 - Se eu exceder o tempo?

 Você paga o valor de uma diária por hora excedida. Não há tolerância nem de um segundo.

 Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários e eu adiciono aqui!

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