segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Voto Consciente

Nosso sistema politico é partidário e não pessoal! Uma pessoa não pode se candidatar sem estar filiado! Quem governo são os partidos e os politicos sao representantes desse partido, que por sua vez representa um grupo da sociedade. Não é isso?

Mas os partidos, na hora da propaganda, exploram a imagem de uma pessoa, ou seja, pessoalizam o bagulho. Por que? Por má fé ou para explorar a confusão do povo em achar que está votando no candidato Fulano de Tal? (mesmo ele tendo uma dezena q é comum a outros, q é a sigla do partido)

É para se aproveitar da imagem publica?
Como votar consciente se os partidos se mascaram com a persona de um rostinho sorridente bem penteado?

Não adianta o candidato ser ficha limpa. Eu não sei em quem estou votando!
Se voto num vereador ou deputado, estou dando força à legenda, que provavelmente estará em coligação. Na ideia do sistema político, estou apostando num projeto de uma coligação. Mas como o voto é na pessoa, então estou ajudando a eleger um outro candidato em quem não votei.

Os partidos fazem muito isso, pegam artistas famosos para atrair votos para a coligação. Algumas vezes, por azar, esses famosos são eleitos; o que acaba sendo sorte porque, eleitos, passam a ser massa de manobra do partido.

Se voto num prefeito, estou elegendo junto, e sem saber quem são, secretários, assessores e outros cargos que eu nem faço ideia.

No caso do Senador é mais bisonho, pois geralmente são chamados para compor algum ministério e seu cargo é entregue a um suplente que o eleitor não sabe quem é.

E nesse balaio de gato, pede-se pro eleitor votar consciente!
Mas aí eu pergunto: CONSCIENTE DE QUÊ?

Nenhum comentário: